PPGCITED - MESTRADO

O Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED), em nível de Mestrado, está vinculado à área de Ensino da CAPES. O curso de Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação tem por objetivo oferecer qualificação, em nível de pós-graduação Stricto Sensu, para docentes, gestores e técnico-administrativos das redes públicas de Educação Básica e do Ensino Profissional e Tecnológico. O público-alvo são servidores, preferencialmente, docentes das áreas de Ciências (Química, Física e Biologia) e Matemática, das redes Municipais, Estaduais e Federais. Pretende-se que os profissionais formados, utilizando-se de recursos tecnológicos inovadores, possuam habilidades e competências no uso e criação de ferramentas e interfaces didático-pedagógicas relevantes para o contexto educacional do aluno do Curso. Pretende-se promover competências e habilidades profissionais através da reflexão, da socialização de experiências, da construção e da ressignificação dos conhecimentos educacionais no mundo contemporâneo.

O curso é composto por duas linhas de pesquisa: "Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica" e "Tecnologias Educacionais no Ensino". Para o desenvolvimento das atividades do curso, a área de Ensino exige, além da dissertação, a elaboração e validação de um produto educacional desenvolvido pelos/as pós-graduandos/as, bem como é necessário explicitar claramente os modos de desenvolvimento de uma prática pedagógica orientada (necessária para o desenvolvimento do produto educacional), condição obrigatória para a integralização dos créditos necessários para obtenção do título de mestre. As informações sobre os processos seletivos para o curso de Mestrado podem ser acessadas pela própria página do programa, na aba "Seleção".

O PPGCITED é responsável pela administração da Revista Educar Mais (http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais), sendo uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática (PRONECIM/CaVG/IFSul). A Educar Mais tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.