O atual CaVG foi inaugurado em 12 de outubro de 1923, denominando-se Patronato Agrícola "Visconde da Graça", apoiado pelo Ministro da Agricultura, Ildefonso Simões Lopes, cidadão da cidade de Pelotas. O nome é uma homenagem a João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. De início foi vinculado ao Ministério da Agricultura, e posteriormente, em 12 de abril de 1934, transformou-se em Aprendizado Agrícola "Visconde da Graça".

Em 1947, passou a ser denominado Escola Agrotécnica Visconde da Graça, ainda vinculado ao Ministério da Agricultura. Obedecendo à legislação, em 1961, CaVG passou a ser controlado pelo Ministério da Educação e Cultura. Em 1969, pela incorporação do Colégio de Economia Doméstica tornou-se parte integrante da Universidade Federal de Pelotas. A partir de 1975, além da formação de técnico em nível de segundo grau em Agropecuária e de Economia Doméstica, implantou-se também o Curso Técnico em Alimentos e passou a ser denominado de Conjunto Agrotécnico "Visconde da Graça” (CAVG). A partir de 2010, o então CAVG, é incorporado pelo IFSul e passa a denominar-se Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG).

Compreendendo que o histórico do CaVG/IFSul contempla duas Instituições - UFPel e IFSul, ainda no período de vinculação com a UFPel, no ano de 2007, um grupo de professores do Instituto de Biologia, do Instituto de Química e do então Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça”, todos órgãos da UFPel, criaram o Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (NECIM). O Núcleo surge a partir de demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Educação existentes na área de abrangência da UFPel. Estas Secretarias buscavam cursos e eventos de formação continuada para o aperfeiçoamento de seus professores atuantes no Ensino Básico. A partir daí sucederam-se inúmeros cursos e eventos científicos visando à qualificação do Ensino Básico regional.

A partir da participação destes professores nos cursos de formação continuada, oferecidos pelo NECIM, surgiu a demanda do oferecimento de um curso de Especialização e, em 2011, é criado o Curso de Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação, ofertado já pelo CaVG/IFSul. Este curso continua sendo desenvolvido e tem sido ofertado prioritariamente aos professores do Ensino Básico de escolas públicas. Após a conclusão da 1ª turma deste curso e com a demanda de professores por um curso no nível de Mestrado Profissional, foi organizado e proposto o curso de Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação, o qual foi aprovado em âmbito institucional e pela CAPES, formando o Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG.

O curso de Mestrado teve seu projeto inicial encaminhado em APCN em 2012 (Proposta 8189/2012). O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES se posicionou de forma favorável à implantação do Mestrado após recomendação de nota 3 atribuída à Proposta em 27 de fevereiro de 2013, deliberação ocorrida 143ª reunião deste Conselho. O resultado foi informado ao IFSUL no Ofício Nº 09-06/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES de 4 de março de 2013. Neste ofício estava determinado, de acordo com o artigo 5º da Portaria nº 194 de 2011, o prazo de 12 meses para iniciar o funcionamento do curso. Ao final do ano de 2013 era publicado o primeiro edital de seleção para alunos regulares do Programa. Em março de 2014 iniciava a primeira turma de mestrado do PPGCITED.

Na avaliação quadrienal de 2017-2020 da CAPES, como resultado do empenho dos integrantes do PPGCITED, da infraestrutura oferecida pelo CaVG/IFSul, e dos resultados obtidos pelo corpo docente, foi obtida a nota 4. Com esta nota, o Programa atingiu requisito necessário para a proposição de um curso de Doutorado, o qual visa atender a demanda já caracterizada, ressaltando-se que atualmente não existem na Região Sul cursos de doutorado profissional na área de Ensino, bem como busca consolidar e ampliar o cumprimento do compromisso institucional do IFSul com a formação de professores, previsto na lei de criação dos Institutos Federais.