Linhas de Pesquisa e Temas de Interesse de Pesquisa dos Orientadores
1. Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica
A linha de pesquisa Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica está relacionada à área de concentração Ensino de Ciências e visa a aprofundar os conhecimentos dos/as docentes das áreas de Ciências e Matemática na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, ampliando o seu domínio de conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos. Pretende desenvolver conhecimentos do/a docente no que diz respeito às práticas de sala de aula para melhor qualificá-los/las profissionalmente.
1.1 Tema de interesse de pesquisa: Formação de Professores em Ciências |
Orientadores |
Desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos nos quais os/as docentes de Ciências e de Matemática atuam, tendo por referência a relação entre os aspectos pessoal-profissional da formação, bem como os saberes e fazeres específicos das áreas de Ciências e Matemática para a constituição da docência. A formação é compreendida como um processo de natureza social, envolvendo atividades interpessoais que compreendem os sujeitos que se preparam para serem docentes (formação inicial) e aqueles que já estão engajados na profissão docente (formação continuada). Tem por finalidade a aquisição, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de conhecimentos e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. |
Angelita Hentges |
Cristiano da Silva Buss |
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Marcos André Betemps Vaz da Silva |
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Maykon Gonçalves Müller |
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Nelson Luis Reyes Marques |
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Vinícius Carvalho Beck |
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Vitor Hugo Borba Manzke |
2. Tecnologias Educacionais no Ensino
A linha de pesquisa Tecnologias Educacionais no Ensino está relacionada à área de concentração Tecnologias na Educação e visa aprofundar os conhecimentos dos/as docentes referentes ao domínio das Tecnologias Educacionais como ferramental e instrumento de trabalho articulando com as suas respectivas áreas de formação. Pretende fomentar, nesta articulação, a utilização dos recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos específicos das suas áreas de atuação e viabilizar o desenvolvimento de novos processos e produtos voltados à melhoria das atividades realizadas no cotidiano do Ensino Profissional e Tecnológico.
2.1 Tema de interesse de pesquisa: Tecnologias na Educação |
Orientadores |
Investiga as contribuições das tecnologias mediadas por metodologias no processo de ensino e de aprendizagem, relativas tanto ao suporte aos procedimentos estabelecidos, quanto à concepção de processos inovadores, visando à aquisição e à reinvenção de competências e habilidades qualificadas pelos/as docentes durante sua formação profissional. Contempla, ainda, a elaboração de plataformas e modelos inovadores em educação, baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação. |
Andreia Sias Rodrigues |
Fernando Augusto Treptow Brod |
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João Ladislau Barbará Lopes |
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Marcos André Betemps Vaz da Silva |
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Maria Isabel Giusti Moreira |
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Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho |
2.2 Tema de interesse de pesquisa: Educação Inclusiva |
Orientador |
Desenvolve pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação Tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Na perspectiva da Educação Inclusiva contempla estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Produz estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial e continuada) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural. |
Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho |