Linhas de Pesquisa e Temas de Interesse de Pesquisa dos Orientadores

1. Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica

A linha de pesquisa Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica está relacionada à área de concentração Ensino de Ciências e visa a aprofundar os conhecimentos dos/as docentes das áreas de Ciências e Matemática na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, ampliando o seu domínio de conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos. Pretende desenvolver conhecimentos do/a docente no que diz respeito às práticas de sala de aula para melhor qualificá-los/las profissionalmente. 

1.1 Tema de interesse de pesquisa: Formação de Professores em Ciências

Orientadores do Campus Pelotas - Visconde da Graça

Desenvolve investigações sobre a formação inicial e continuada nos diferentes níveis e espaços educativos nos quais os/as docentes de Ciências e de Matemática atuam, tendo por referência a relação entre os aspectos pessoal-profissional da formação, bem como os saberes e fazeres específicos das áreas de Ciências e Matemática para a constituição da docência. A formação é compreendida como um processo de natureza social, envolvendo atividades interpessoais que compreendem os sujeitos que se preparam para serem docentes (formação inicial) e aqueles que já estão engajados na profissão docente (formação continuada). Tem por finalidade a aquisição, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de conhecimentos e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

Angelita Hentges

Cristiano da Silva Buss

Marcos André Betemps Vaz da Silva

Maykon Gonçalves Müller

Nelson Luis Reyes Marques

Vinícius Carvalho Beck

Vitor Hugo Borba Manzke

Orientadores do Campus Passo Fundo

Jucelino Cortez

Lucas Vanini

Maria Carolina Fortes

Maria Raquel Caetano

 

1.2. Tema de interesse de pesquisa: Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática

Orientadores do Campus Pelotas - Visconde da Graça

Desenvolve investigações de cunho interdisciplinar sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar da Educação Infantil e do Ensinos Fundamental, Médio e Superior, objetivando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Entre as abordagens metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática, destacam-se o uso de jogos e materiais instrucionais, metodologias ativas e o emprego de softwares específicos para a área. No âmbito desses estudos, aprofunda aspectos teóricos dessas abordagens metodológicas, para que seu uso seja ancorado em pesquisas recentes da área de Ensino de Ciências e Matemática e nos processos de divulgação da Ciência.

Angelita Hentges

Cristiano da Silva Buss

Fabricio Luís Lovato

Marcos André Betemps Vaz da Silva

Maykon Gonçalves Müller

Nelson Luis Reyes Marques

Vinícius Carvalho Beck

Vitor Hugo Borba Manzke

Orientadores do Campus Passo Fundo

Jucelino Cortez

Lucas Vanini

 

2. Tecnologias Educacionais no Ensino

A linha de pesquisa Tecnologias Educacionais no Ensino está relacionada à área de concentração Tecnologias na Educação e visa aprofundar os conhecimentos dos/as docentes referentes ao domínio das Tecnologias Educacionais como ferramental e instrumento de trabalho articulando com as suas respectivas áreas de formação. Pretende fomentar, nesta articulação, a utilização dos recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos específicos das suas áreas de atuação e viabilizar o desenvolvimento de novos processos e produtos voltados à melhoria das atividades realizadas no cotidiano do Ensino Profissional e Tecnológico.

2.1 Tema de interesse de pesquisa: Tecnologias na Educação

Orientadores do Campus Pelotas - Visconde da Graça

Investiga as contribuições das tecnologias mediadas por metodologias no processo de ensino e de aprendizagem, relativas tanto ao suporte aos procedimentos estabelecidos, quanto à concepção de processos inovadores, visando à aquisição e à reinvenção de competências e habilidades qualificadas pelos/as docentes durante sua formação profissional. Contempla, ainda, a elaboração de plataformas e modelos inovadores em educação, baseados nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Andreia Sias Rodrigues

Fernando Augusto Treptow Brod

João Ladislau Barbará Lopes

Marcos André Betemps Vaz da Silva

Maria Isabel Giusti Moreira

Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho

Orientadores do Campus Passo Fundo

Anubis Graciela de Moraes Rossetto

  

2.2 Tema de interesse de pesquisa: Educação Inclusiva

Orientadores do Campus Pelotas - Visconde da Graça

Desenvolve pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação Tecnológica e estrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a Educação Especial e Inclusiva. Na perspectiva da Educação Inclusiva contempla estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numa nova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Produz estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processos formativos de educadores (inicial e continuada) para atuação pedagógica na diversidade, contemplando os princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e de aprendizagem e as inovações pedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural.

 

Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho

Orientadores do Campus Passo Fundo

Maria Carolina Fortes

Maria Raquel Caetano