• Aperfeiçoar a formação de profissionais para atuarem na Educação Básica e na Educação Profissional e Tecnológica.
  • Instrumentalizar os profisionais, preferencialmente o professor de Educação Básica, para planejamento e uso de tecnologias e práticas inovadoras em sala de aula.
  • Propiciar a instrumentalização intelectual necessária que possibilite ao profissional desenvolver sua prática educacional de maneira crítica, cidadã e republicana.
  • Compreender a educação escolar como direito social básico e como instrumento de emancipação humana no contexto da construção de uma sociedade com justiça social;
  • Proporcionar o debate de situações de aprendizagem que possibilitem aos participantes atuar em equipes multidisciplinares.
  • Fomentar a capacidade de pesquisa, tanto em termos metodológicos quanto criativos, para o completo desenvolvimento do profissional de Educação Básica e/ou de Educação Profissional e Tecnológica.
  • Identificar o papel da escola como espaço de reflexão e de intervenção sobre a sociedade contemporânea.
  • Promover e incentivar processos de trabalho e relações sócio-educativas que favoreçam o trabalho coletivo, a descentralização do poder, o exercício da pedagogia do diálogo, o respeito à diversidade, às diferenças e à liberdade de expressão.
  • Potencializar a construção de projetos educacionais que tenham o objetivo de melhorar os níveis de aprendizagem nos processos de ensino a partir da realidade das escolas de Educação Básica das redes públicas de ensino.
  • Apresentar uma postura reflexiva, no que se refere às práticas pedagógicas do cotidiano;
  • Conhecer princípios básicos da pesquisa para a organização de projetos e para a continuidade de seus estudos.