Defesa – Lilian Fetzer

Título: FICHA TÉCNICA COMO MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE MODA Orientador (a): Prof. Dr. Fernando Augusto Treptow Brod Coorientador (a): Profa. Dra. Frantieska Huszar Schneid Forma: Miniauditório 2

Qualificação – Elisa Emanuele Vasconcelos Nasser

Título: TECNOLOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: REFERATÓRIO DE CONTEÚDOS FORMAIS COM SINAIS-TERMO EM LIBRAS NO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE Orientador (a): Prof. Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: Online

Qualificação – Tavane Ferreira Braga

Título: AÇÃO E REFLEXÃO NO ENSINO DE FÍSICA: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO NUMA PERSPECTIVA FREIRIANA Orientador (a): Prof. Dr. Cristiano da Silva Buss Forma: Miniauditório 3

Defesa – José Ricardo Fabres Sedrez

Título: Um estudo sobre o uso da plataforma PhET para introduzir circuitos elétricos através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa Orientador (a): Prof. Dr. Vinicius Carvalho Beck Forma: On-line

Defesa – Raquiel Schäfer Jahnke

Título: Processos elementares anteriores à contagem: um estudo de caso em uma escola pública de educação infantil Orientador (a): Prof. Dr. Vinicius Carvalho Beck Forma: Miniauditório 03.

Defesa – Luciana Rossales Farias

Título: DESPERTANDO A CURIOSIDADE CIENTÍFICA: INTRODUÇÃO AOS SERES VIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Forma: Sala de aula do PPGCITED

Qualificação – Vanessa Garcia Machado

Título:BRINCADEIRAS SENSORIAIS: ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO INFANTIL ATRAVÉS DOS SENTIDOS Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Sala de aula do PPGCITED

Defesa – Fernanda Voss Centeno

Título:Desemparedamento da Infância: Experiências do Brincar na Natureza no Parque Anna Laura como Caminho para a Inclusão Orientador (a): Prof. Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: On-line

Qualificação – Marcos Mulling Ewald

Título:  O pensamento algébrico na resolução de equações em funções do primeiro grau e o uso da simulação digital “Explorador da Igualdade” da plataforma PhET Orientador (a): Prof. Dr. Vinícius Carvalho Beck Forma: Miniauditório 3

Qualificação – Marco Aurélio Farias da Silva

Título:  Potencializando a Aprendizagem de Circuitos Elétricos: Uma Proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa Orientador (a): Profª. Drª. Maria Isabel Giusti Moreira Forma: Sala de Aula do PPGCITED