2025/1
Tecnologias no Ensino de Ciências
Esta linha de pesquisa investiga processos de ensino de Ciências e Matemática em suas interfaces com as Tecnologias Educacionais. Desenvolve, implementa e analisa processos de ensino e aprendizagem a partir da utilização de recursos educacionais digitais, nos diversos formatos e suportes, na Educação Básica, Ensino Superior e contextos não-formais de ensino.
Ensino e Aprendizagens de Ciências na contemporaneidade
Esta linha de pesquisa compreende os processos, as investigações e as produções acadêmicas acerca de questões relacionadas ao ensino e às aprendizagens das Ciências da Natureza e Matemática, contemplando projetos de desenvolvimento de produtos/processos educacionais que procuram ampliar os conhecimentos e as práticas na Educação Básica, no Ensino Superior e em contextos não-formais de ensino.
Até 2024/2
Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica
A linha de pesquisa Ensino de Ciências e a Educação Profissional e Tecnológica está relacionada à área de concentração Ensino de Ciências e visa a aprofundar os conhecimentos dos/as docentes das áreas de Ciências e Matemática na Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior, ampliando o seu domínio de conteúdos e conhecimentos das disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, em seus aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos. Pretende desenvolver conhecimentos do/a docente no que diz respeito às práticas de sala de aula para melhor qualificá-los/las profissionalmente.
Tecnologias Educacionais no Ensino
A linha de pesquisa Tecnologias Educacionais no Ensino está relacionada à área de concentração Tecnologias na Educação e visa aprofundar os conhecimentos dos/as docentes referentes ao domínio das Tecnologias Educacionais como ferramental e instrumento de trabalho articulando com as suas respectivas áreas de formação. Pretende fomentar, nesta articulação, a utilização dos recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos específicos das suas áreas de atuação e viabilizar o desenvolvimento de novos processos e produtos voltados à melhoria das atividades realizadas no cotidiano do Ensino Profissional e Tecnológico.