Histórico

O Colégio Agrícola Visconde da Graça foi criado pelo Decreto nº 15.102, publicado no Diário Oficial da União em 9 de novembro de 1921 e inaugurado em 12 de outubro de 1923, sob a denominação de ‘Patronato Agrícola do RS’. Sua fundação contou com o apoio do Ministro da Agricultura, o pelotense Dr. Ildefonso Simões Lopes e ficou subordinado ao Ministério da Agricultura. Recebeu este nome em homenagem ao Sr. João Simões Lopes Filho, o Visconde da Graça. Na década de 30, foi transformado em Aprendizado Agrícola Visconde da Graça e, em 1946, a partir do Decreto Lei n° 9.613 passou o Aprendizado Agrícola à condição de Escola Agrotécnica com 2° ciclo. Em 1964, pelo Decreto Lei n° 53.558, a denominação foi alterada para Colégio Agrícola, seguindo o estabelecido na LDB de 1961.

O Colégio de Economia Doméstica Rural teve início de seu funcionamento em 1957 com a denominação de Curso Colegial de Economia Rural. Posteriormente, pelo Decreto nº 52.666 de 11 de outubro de 1963 e, em seguida, pelo Decreto nº 53.774, de 20 de março de 1964, passou a ser chamado de Colégio de Economia Doméstica Rural. Por meio do Decreto nº 56.881 de 16 de dezembro de 1969, o então Colégio Agrícola Visconde da Graça e o Colégio de Economia Doméstica Rural foram incorporados como Unidade da Fundação Universidade Federal de Pelotas (UFPel), vinculada ao Ministério da Educação e Desporto.

A partir de 1975, além da formação de técnicos em nível de segundo grau em Agropecuária e Economia Doméstica foi implantado o Curso Técnico em Alimentos e a instituição passou a ser denominada Conjunto Agrotécnico “Visconde da Graça” (CaVG). A partir de 2010, o então CaVG foi incorporado pelo IFSul e passou a ser denominado Câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG).

No ano de 2007 um grupo de professoras/es oriundas/os do Instituto de Biologia e do Instituto de Química do então Conjunto Agrotécnico ‘Visconde da Graça’ e pertencentes à UFPel, criou o Núcleo de Estudos em Ciências e Matemática (NECIM). O Núcleo surgiu a partir de demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Educação existentes na área de abrangência da UFPel, as quais buscavam cursos e eventos de formação continuada para o aperfeiçoamento de suas/seus professoras/es. Desde a fundação do NECIM, inúmeros cursos e eventos científicos foram realizados com o objetivo de qualificar o ensino básico na região sul do Rio Grande do Sul.

Com a participação de docentes nos cursos de formação continuada oferecidos pelo NECIM verificou-se a necessidade de oferecer um curso em nível de Especialização. Sendo assim, em 2011, foi criado o Curso de Especialização em Ciências e Tecnologias na Educação, que passou a ser oferecido pelo CaVG – IFSul. Tal curso continua sendo desenvolvido atualmente, atendendo prioritariamente professoras/es da Educação Básica de escolas públicas.

Após a conclusão da primeira turma do curso de Especialização, e devido à demanda das/os professoras/es por um curso em nível de Mestrado Profissional, foi organizado e proposto o curso de Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação. O curso foi aprovado em âmbito institucional e pela CAPES, formando o Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG.

O projeto inicial do curso de Mestrado foi encaminhado, em APCN, no ano de 2012 (Proposta 8189/2012). O Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES se posicionou favoravelmente à implantação do Mestrado após recomendação de nota 3, atribuída à Proposta em 27 de fevereiro de 2013, durante a 143ª reunião deste Conselho. O resultado foi comunicado ao IFSul por meio do Ofício Nº 09-06/2013/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES em 4 de março de 2013. Nesse ofício, de acordo com o artigo 5º da Portaria nº 194 de 2011, ficou estabelecido um prazo de 12 meses para iniciar o funcionamento do curso. No final de 2013, então, foi publicado o primeiro edital de seleção para estudantes regulares do Programa e, em março de 2014, teve início a primeira turma de mestrado do PPGCITED.

Atualmente, o curso de Mestrado encontra-se na sua 11ª turma, com um total de 99 estudantes. Desde o seu início, já foram realizadas 103 defesas de dissertações. É evidente a constante demanda pelo curso, refletida no número de candidatas/os para as vagas disponibilizadas.