Defesa – Almiro Rodolfo Kmentt Viana

Título: Uma abordagem histórico-epistemológica para a introdução do conceito de logaritmo a partir da percepção de professoras de Matemática do Ensino Médio do Rio Grande do Sul Orientador (a): Vinícius Carvalho Beck Forma: Presencial - Miniauditório 3

Defesa – Anderson Ferreira Rodrigues

Título: Uma Tecnologia Assistiva para a Promoção da Autonomia de Alunos com Deficiência Visual e Auditiva no Ensino de Morfologia Orientador (a): Maria Isabel Giusti Moreira Coorientador (a): João Ladislau Barbará Lopes Forma: On-line

Defesa – Daisiane Santos Robaina Iglécias

Título: PENSANDO FORA DA CAIXA: Sketchbook como Metodologia Ativa para Potencializar a Competência Criativa no Curso Técnico em Vestuário Orientador (a): Fernando Augusto Treptow Brod Coorientador (a): Beatriz Helena Viana Castro Forma: Presencial - Miniauditório 3

Qualificação – Virginia de Jesus Motta

Título: Virulento: uma abordagem lúdico-educativa sobre patologias infectocontagiosas na educação em prevenção da saúde Orientador (a): Marcos André Betemps Vaz da Silva Forma: Presencial - Miniauditório 3

Qualificação – Amanda Machado Caetano

Título: Trilhando o Conhecimento: A Utilização da aprendizagem por Jogos para o Ensino de DNA E RNA nos Anos Finais do Ensino Fundamental Orientador (a): Maria Isabel Giusti Moreira Coorientador (a): Fabrício Luis Lovato Forma: Presencial - Miniauditório 1

Qualificação – Carla Lourenço Belem

Título: Utilização do Design Instrucional para o Planejamento Educacional Individualizado no Contexto Da Inclusão Escolar Orientador (a): Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: On-line

Defesa – Vivian Swenson Wille

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA ANIMAL Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Sala de aula do PPGCITED

Qualificação – Tânia Regina Souza Madeira

Título: A INCLUSÃO DE SURDOS NO IFSUL CAMPUS PELOTAS E A CRIAÇÃO DE SINALÁRIO DE LIBRAS: UMA FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Orientador (a): Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: On-line

Defesa – Ana Beatriz Pinto Basílio

Título: Sequência Didática com Jogos digitais e não digitais – uma intervenção pedagógica à luz da Teoria Histórico- Cultural para promover a Interação Social entre Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Coorientador (a): Profa. Dra. Marion Rodrigues Dariz Forma: Sala de aula do PPGCITED