Defesa – Dauana Braun Plamer

Título: SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZANDO CONCEITOS DA METODOLOGIA DE PAULO FREIRE Orientador (a): Cristiano da Silva Buss Forma: Presencial - Miniauditório 3 - PPGCITED - CaVG

Defesa – Érica Leite Brum Pardo

Título: O ENSINO DE CIÊNCIAS E A TEMÁTICA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTS Orientador (a): Maykon Gonçalves Müller Forma: On-line

Defesa – Zelair Sampaio Aguiar

Título: UMA AÇÃO EDUCATIVA EM CIÊNCIAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO A METODOLOGIA ENSINO POR PROJETOS Orientador (a): Maria Isabel Giusti Moreira Coorientador (a): Marcos André Betemps Vaz da Silva Forma: On-line

Qualificação – Renan Vaz de Souza

Título: PLATAFORMA SCRATCH COMO POSSIBILIDADE PARA APRENDIZAGEM CRIATIVA EM EXPRESSÕES NUMÉRICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL Orientador (a): Maria Isabel Giusti Moreira Coorientador (a): Fernando Augusto Treptow Brod Forma: On-line

Defesa – Mariana Delias da Silva

Título: O USO DE RECURSOS DIGITAIS PHET E WORDWALL NOS ANOS INICIAIS: uma experiência no ensino do Sistema de Numeração Decimal Orientador (a): Vinicius Carvalho Beck Forma: Presencial - Miniauditório 3

Defesa – Antônio Carlos Barum Brod

Título: PROJETO DE EXTENSÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA AMPLIAR A PERCEPÇÃO DE PERTENCIMENTO DOS ESTUDANTES DO IFSUL ÀS TEMÁTICAS AMBIENTAIS Orientador (a): Adriane Maria Delgado Menezes Coorientador (a): Gisela Loureiro Duarte Forma: On-line

Qualificação – Vera Lúcia Faulstich

Título: Um estudo de caso sobre o ensino da importância da água e da luz para as plantas no ciclo de alfabetização em uma escola rural Orientador (a): Vinicius Carvalho Beck Forma: Presencial - Miniauditório 3

Qualificação – Angélica Rocha da Silva

Título: O Ensino de Ciências na Educação Infantil: uma intervenção pedagógica lúdica para compreensão do dia e da noite Orientador (a): Nelson Luiz Reyes Marques Coorientador (a): Andréia Sias Rodrigues Forma: Presencial - Miniauditório 3

Defesa – Giane Marques Grupelli

Título: A Literatura Infantil e as Diferenças Orientador (a): Angelita Hentges Forma: Presencial - Miniauditório 3

Defesa – Eduardo Vieira dos Anjos

Título: INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NÃO APARENTES NOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA PROPOSTA DE REFLEXÃO Orientador (a): Marcos André Betemps Vaz da Silva Forma: Presencial - Miniauditório 2

Defesa – Rodrigo da Cruz Casalinho

Título: O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA (RE)SIGNIFICAR CONHECIMENTOS NA DISCIPLINA REDES DE COMPUTADORES: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DO IFSUL-CAVG Orientador (a): Maria Isabel Giusti Moreira Coorientador: Fernando Augusto Treptow Brod Forma: Presencial - Miniauditório 3