Defesa – Ana Beatriz Pinto Basílio
Título: Sequência Didática com Jogos digitais e não digitais – uma intervenção pedagógica à luz da Teoria Histórico- Cultural para promover a Interação Social entre Estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Coorientador (a): Profa. Dra. Marion Rodrigues Dariz Forma: Sala de aula do PPGCITED
IV Seminário do PPGCITED
Local: Miniauitório 03 O IV Seminário do PPGCITED está programado para ocorrer em 03/06/2024 e contamos com a participação de todos/todas para nos auxiliar nesse importante momento da pós-graduação As apresentações devem abranger aspectos como: problema de pesquisa, objetivos, justificativa, referencial teórico, revisão da literatura, metodologia, proposta de produto educacional (seguindo o modelo de apresentação […]
Defesa – Graciela Garcia Dutra
Título: ESTUDO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: O ERRO E A PRECISÃO NO USO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Sala de aula do PPGCITED
Defesa – Marilia Dias Treicha
Título:INCENTIVO À LEITURA E À INTERPRETAÇÃO ATRAVÉS DO USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Orientador (a): Profa. Dra. Maria Isabel Giusti Moreira Forma: Miniauditório 03 - PPGCITED
Qualificação – Luís Fernando Da Fonseca Parada
Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIGITAIS PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SESC-RS Orientador (a): Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: On-line
Qualificação – Lorena Ferreira Pinho
Título:EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA Orientador (a): Prof. Dr. Nelson Reyes Marques Forma: Presencial - Sala de Aula do PPGCITED
Defesa – Daniela Vergara Ribeiro Timm
Título:SONS DA DIVERSIDADE: Estratégias para Inclusão de Estudantes com Deficiência Auditiva ou Surdos Oralizados Orientador (a): Prof. Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Coorientador (a): Prof. Dr. Valter Lenine Fernandes Forma: Online
Defesa – Dante Ronaldo Doleski Deon
Título:SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE FÍSICA: Uma experiência didática abordando as Leis da Termodinâmica Orientador (a): Prof. Dr. Marcos André Betemps Vaz da Silva Coorientador (a):Prof. Dr. Maykon Gonçalves Müller Forma: Online
Defesa – João Francisco de Castro Collares
Título: PROGRESSÃO PARCIAL NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL COMO POSSIBILIDADE DE MINIMIZAR OS ÍNDICES DE EVASÃO E REPROVAÇÃO NO IFSul Orientador (a): Prof. Dr. Fernando Augusto Treptow Brod Coorientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Miniauditório 03
Qualificação – Maribel Jorge Buss
Título: Entre cientistas e o debate de gênero no ensino de Física: quais histórias não te contaram na escola? Orientador (a): Prof. Dr. Maykon Gonçalves Müller Coorientador (a): Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Online
Defesa – Natália Bom da Silva Marchionatti
Título: Literatura Infantil e Ensino de Ciências: Fichas de Trabalho articuladoras da Alfabetização Científica Orientador (a): Prof. Dr. Maykon Gonçalves Müller Coorientador (a):Prof. Dr. Nelson Luiz Reyes Marques Forma: Miniauditório do PPGCITED
Qualificação – Fernanda Voss Centeno
Título:O Parque Anna Laura e o Desenvolvimento Integral da Criança Orientador (a): Prof. Dr. Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho Forma: Online